Meu irmão enviou-me o vídeo que apresento hoje e que me recordou minha vida na escola, onde eu quase não me concentrava nas atividades e nem parava quieta, tema já abordado na postagem Minha Primeira Infância. As professoras ficavam sem saber como manter-me ocupada e meu desempenho era abaixo da média.
Lembro-me que, certa vez, estando eu na pré-escola, foi proposto fazer “uma prova” e isso fez com que eu entrasse em pânico. Precisei ir ao banheiro e não passei bem. Minha mãe, que lecionava na mesma instituição, foi chamada para me auxiliar. Acredito que a professora não estava preparada para lidar com comportamentos diferentes dos “ditos” normais e passei a ser rotulada como “problemática”. Mudei de escola, mas o medo de testes acompanhou-me por muitos anos...
Fragmentos de opiniões sobre este vídeo, com tradução livre:
“Devemos aprender a respeitar as pessoas com os "rótulos", e não removê-los todos.”
“Atualmente, as pessoas não têm que permanecer nas instituições médicas psiquiátricas porque as ajudam a ter uma vida mais normal. Devemos respeitar as diferenças e aceitá-las. É a melhor maneira de integrar as pessoas com desordem psiquiátrica no social.”
“São problemas reais que as pessoas têm de lidar diariamente. O enfoque do vídeo é que muitas escolas ou professores tiram conclusões erradas à primeira vista e que dão muitos rótulos sobre o "comportamento inadequado" de uma criança. Mudar para outra escola pode ajudar o aluno a se sentir normal e gostar de se expressar através da arte, por exemplo.”
“Muitos “doentes” são prescritos com Prozac porque estão deprimidos, apenas para torná-los passivos e dormentes. E isso acontece com outros transtornos... Talvez não estejam doentes e é apenas característica de sua personalidade.”
“O que é uma invenção não é a pessoa a tornar-se ou sentir-se mal... Isso é muito real. O que é inventado é que é causado por doença física, por uma "deficiência química no cérebro." Sabia que nenhum destes diagnósticos "profissionais" é feita com base em qualquer tipo de teste laboratorial ou qualquer outro tipo? Sabia que se você vai a quatro psiquiatras diferentes para ajudar, terá quatro diferentes diagnósticos e prescrições?”
Minha conclusão: O argumento do vídeo é que qualquer "doença", que necessite de medicação precisa mostrar evidências científicas. Se não, é apenas um falso jogo de adivinhação de rotulagem muito perigoso. Nenhuma pessoa sensata jamais iria começar um tratamento para hipertensão só porque o seu médico "acredita” que o paciente é hipertenso sem ser submetida a um teste de pressão arterial, em absoluto.
Procedimentos de internação involuntária, medicação imposta e choques elétricos destroem vidas no mundo inteiro. A Comissão de Cidadãos de Direitos Humanos (CCHR), foi formada em 1969 como um comitê de supervisão para investigar e expor as violações no campo da saúde mental. Apresenta em seu site um relatório com testes específicos e afirma que a Psiquiatria não tem nenhuma base científica para qualquer um desses tratamentos ou métodos.