domingo, 3 de outubro de 2010

Atitude

“A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.” Rubem Alves


Tenho seguido o blog Bipolar Brasil, que aborda temas muito intressantes sobre o Transtorno Bipolar do Humor. Numa das postagens identifiquei-me com o tema sobre Psicose Maníaco Depressiva , onde Will, autor do texto, sugere a conscientização pelo portador dessa doença, para aceitá-la com mais facilidade, refletindo a respeito e reagindo. Não só como espectador, mas tendo atitudes para melhorar sua qualidade de vida.

Por vezes, também não consigo reagir, deixando de levantar da cama de manhã para os compromissos que assumi comigo mesma. Outras vezes, fico desanimada e acabo não fazendo nada do que eu gostaria de ter feito. Isso me deixa chateada, mas sei que uso de minha doença para justificar meu comportamento. Esta é uma situação muito difícil para mim, pois fico frustrada porque quero vencer meus obstáculos e pensamentos negativos que vivem me atormentando.

Will tem razão quando propõe uma mudança de atitude: Se você não for um tanto "duro" consigo, as coisas não sairão do lugar!

Como diz bem Rubem Alves, “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.”
Sugestão de leitura do texto “A Pipoca”, de Rubem Alves, extraído do jornal "Correio Popular", de Campinas, SP