domingo, 23 de maio de 2010

Catarse e Epifania

Assistindo o programa “Afinando a Língua”, da TV Futura, aprendi muito sobre essas palavras, até então desconhecidas por mim.

“Segundo Aristóteles, filósofo grego, a palavra catarsis significa "limpeza da alma". Sempre traduz a ideia de PURIFICAÇÃO, limpeza, libertação, superação feliz, consciente , no ato, de alguma forma de opressão, estranha à essência do ser, que influindo na expressão da sua verdade interior , corrompe e faz sofrer. Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência ou do significado de algo. O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza.” (Wikipedia)

Identifiquei-me com esses termos, numa situação de minha vida, quando, no programa, a entrevistada falou sobre desilusão amorosa: O fim de um relacionamento é doloroso, mas pode causar uma transformação e amadurecimento. É o que acontece comigo, no momento, pois sinto que, aos poucos, minha alma está se purificando...