domingo, 31 de outubro de 2010

Afastando os fantasmas


“O plantio é livre, a colheita, obrigatória... Preste atenção no que você está plantando, pois será a mesma coisa que irá colher!”.

Minha maior dificuldade continua sendo, ainda, levantar da cama cedo... É uma luta diária porque me deixo levar pelo desânimo. Com isso, as manhãs se tornam curtas e percebo que não rendo o quanto gostaria. Claro, que isto gera conflitos aqui em casa, porque sou cobrada pelas minhas faltas na academia e nas atividades do dia-a-dia.

Tenho pensado muito sobre essa situação e sempre estou prometendo a mim mesma que será diferente no dia seguinte. É uma luta de Titãs: eu e os meus fantasmas.

O que me impulsiona a reagir é a vontade de vencer esses obstáculos para me tornar uma pessoa melhor, com confiança e resgatar minha auto-estima.

Recebi o texto abaixo, colocado na porta de um espaço terapêutico:

Aviso na porta de um Consultório Médico

O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

domingo, 24 de outubro de 2010

Coisas bonitas na vida

 
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. “Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (Fernando Sabino)
 
 
Hoje é aniversário da minha querida irmã. E quero homenageá-la neste meu espaço, escrevendo um pouco sobre a época das comemorações que passamos juntas, sempre alegres e divertidas.
 
Na festa dos cinco anos dela, uma dupla de palhaços animou os convidados. Aos 10 anos, Jessica quis um baile com luz negra e globo de luz – para horror de minha mãe ... Na festa dos 15 anos, foi organizado um baile à fantasia - a casa foi desmontada para caber os mais de 60 convidados. Eu me fantasiei de odalisca, foi ótimo! Quando Jessica completou 18 anos, teve um churrasco com muita gente em volta da piscina e regado com cerveja (moderada pelos meus pais, é claro), para festejar sua maioridade... E, assim, durante todos os anos continuamos a festejar...
 
Minha irmã, quero desejar a você um dia repleto de alegria, felicidade e muita paz. Que o Amor floresça em seu jardim, a cada estação, perfumando a sua vida! Ofereço este poema para você:

Há coisas bonitas na vida

Bonitas são as coisas vindas do interior, as palavras simples, sinceras e significativas.

Bonito é o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos...

Bonito é o dia de sol depois da noite chuvosa ou as noites enluaradas de verão em que todos saem de casa.

Bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente ao amigo, amiga, namorado...

Bonito é achar a poesia do vento, das flores e das crianças.

Bonito é chorar quando se sentir vontade e deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo de crítica.

Bonito é gostar da vida e viver do sonho.

Bonito é ser realista sem ser cruel, é acreditar na beleza de todas as coisas.

Bonito é a gente continuar sendo gente em quaisquer situacões.

Bonito é você ser você.

(Letícia Thompson)

sábado, 16 de outubro de 2010

Vencendo o desânimo

  
“Temia mudanças, até que percebi as mudanças por que tem que passar uma bela borboleta antes de voar.”

Ando meio desanimada, sem vontade de fazer muita coisa, nem mesmo tocar teclado que gosto tanto. Os pensamentos negativos tomam conta de mim e demoro para reagir. Fico me perguntando o por quê desse desânimo, e não encontro resposta.

Não é por falta de atividade, pois todos os dias tenho um compromisso. Mas, já começa na hora de sair da cama pela manhã... Sem sono e com dor nas costas, insisto em continuar deitada, mesmo sabendo que levantar cedo é saudável e o dia seria mais produtivo. Isso atrapalha minha rotina, pois a manhã fica curta e tenho a sensação de que fiz pouco ou quase nada... Embora, eu não deixe de cumprir os compromissos assumidos.

Na minha agenda tenho registrado tudo o que acontece e acabou virando um diário. Relendo, por esses dias, percebi que inicio sempre escrevendo a mesma frase: “Dormi relativamente bem (ou não dormi bem). O dia tem que render, preciso me animar e ajudar mais nas tarefas da casa. Devo me levantar mais cedo, para que eu possa procurar um trabalho. ”

Pensando bem, acho que cobro de mim muito e esqueço que tenho limitações como qualquer outra pessoa. Devo ter em mente que é melhor ouvir a verdade que dói do que a mentira que adoça; ninguém consegue ferir meus sentimentos se eu não permitir; o que importa é o que penso de mim mesma; enfrentar a dor ajuda a amadurecer; só fracassa quem desiste.



domingo, 10 de outubro de 2010

Dieta mental


 
Ando muito preocupada com meu peso, pois estou bem acima do que deveria ser. Desde que entrei na Academia, onde pratico hidroginástica três vezes por semana e faço alongamento, bicicleta e esteira, perdi pouco ou quase nada. Sinto que os exercícios me fazem bem, porque contribuem para que eu não fique sedentária, mas preciso mesmo é “fechar a boca”...
 
Como é difícil perder peso!! Eu não como tantas guloseimas, a não ser uma vez ou outra quadradinhos de chocolate meio amargo e goiabada. Frituras quase não têm aqui em casa, mas muitas frutas, verduras e legumes, além de carnes variadas. Acredito que o maior problema está por conta do líquido que tomo durante as refeições. Isso faz aumentar o meu estômago e atrapalha a digestão.
 

O antropólogo Andrew Oitke, em “A Obesidade Mental”, descreveu o que considera o pior problema da sociedade moderna. Abaixo alguns fragmentos do livro:

“Há apenas algumas décadas, a Humanidade tomou consciência dos perigos do excesso de gordura física por uma alimentação desregrada. É hora de refletir sobre os nossos abusos no campo da informação e conhecimento que parecem estar dando origem a problemas tão ou mais sérios do que a barriga proeminente. ”

“A nossa sociedade está mais sobrecarregada de preconceitos que de proteínas, mais intoxicada de lugares-comuns que de hidratos de carbono.”

“As pessoas viciaram-se em estereótipos, juízos apressados, pensamentos tacanhos, condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada. Os cozinheiros desta magna fast food intelectual são os jornalistas e comentadores, os editores da informação e filósofos, os romancistas e realizadores de cinema. Os telejornais e telenovelas são os hambúrgueres do espírito. As revistas e romances são os donuts da imaginação.”

“Qualquer pai responsável sabe que os seus filhos ficarão doentes se abusarem dos doces e chocolates. Não se entende, então, como aceitam que a dieta mental das crianças seja composta por desenhos animados, por videojogos que se aperfeiçoam em estimular a violência e por telenovelas que exploram desmesuradamente a sexualidade, estimulando, cada vez com maior ênfase, a de segregação familiar, a permissividade e, não raro, a promiscuidade. Com uma ‘alimentação intelectual’ tão carregada de adrenalina, romance, violência e emoção é possível supor que esses jovens jamais conseguirão viver uma vida saudável e regular”.


“Não se trata de uma decadência, uma 'idade das trevas' ou o fim da civilização, como tantos apregoam. É só uma questão de obesidade.

“O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos. O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos. Precisa, sobretudo, de dieta mental.”

domingo, 3 de outubro de 2010

Atitude

“A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.” Rubem Alves


Tenho seguido o blog Bipolar Brasil, que aborda temas muito intressantes sobre o Transtorno Bipolar do Humor. Numa das postagens identifiquei-me com o tema sobre Psicose Maníaco Depressiva , onde Will, autor do texto, sugere a conscientização pelo portador dessa doença, para aceitá-la com mais facilidade, refletindo a respeito e reagindo. Não só como espectador, mas tendo atitudes para melhorar sua qualidade de vida.

Por vezes, também não consigo reagir, deixando de levantar da cama de manhã para os compromissos que assumi comigo mesma. Outras vezes, fico desanimada e acabo não fazendo nada do que eu gostaria de ter feito. Isso me deixa chateada, mas sei que uso de minha doença para justificar meu comportamento. Esta é uma situação muito difícil para mim, pois fico frustrada porque quero vencer meus obstáculos e pensamentos negativos que vivem me atormentando.

Will tem razão quando propõe uma mudança de atitude: Se você não for um tanto "duro" consigo, as coisas não sairão do lugar!

Como diz bem Rubem Alves, “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.”
Sugestão de leitura do texto “A Pipoca”, de Rubem Alves, extraído do jornal "Correio Popular", de Campinas, SP